Serra Circular de Bancada

A serra circular de bancada é fixada na mesa, portanto é muito útil para empresas, comércios e indústrias que realizam o uso da serra de bancada. Confira agora mesmo todos os modelos disponíveis.

O que é serra circular de bancada?

A serra circular de bancada é uma ferramenta ideal para cortar e polir, podendo também ter a capacidade de cortar placas de fibra dura, plástico, entre outros materiais de espessuras e texturas diferentes, isso tudo porque sua estrutura é bem rígida e facilita bastante nesses trabalhos.

Seu uso é muito comum e pode ser imprescindível em oficinas, marcenarias, carpintarias e muito mais, locais estes que trabalham com a produção artesanal, produção de móveis e mesas de madeira.

As serras de bancada são conhecidas também por realizar, basicamente, dois tipos de cortes: transversal e reto, sendo que o corte transversal é feito através de um pedaço pequeno de madeira, já o corte reto é feito em toda extensão de uma peça.

Como utilizar uma serra de bancada?

Por se tratar de uma ferramenta portátil, a serra circular é muito útil e utilizada, porém é importante ressaltar que esse equipamento também é muito perigoso, e exige que o operador tenha todo o cuidado necessário na hora de manuseá-la.

Em vista disso, separamos abaixo alguns cuidados que você pode seguir:

  1. Certifique-se de que está usando a lâmina correta para a serra e que ela está bem encaixada e fixada. Use sempre uma lâmina afiada, pois lâminas cegas podem travar ou superaquecer a ferramenta;
  2. Veja se a proteção da lâmina está em perfeitas condições e funcionando corretamente;
  3. Antes de ligar a serra, verifique se existem pregos ou nós na madeira, para que não ocorra nenhuma eventualidade na hora do corte;
  4. Ligue a serra antes de colocá-la próxima a madeira;
  5. Fique ao lado da ferramenta enquanto você efetua o corte e mantenha seus dois pés firmes ao chão, para que não haja nenhum perigo de incidente;
  6. Nunca empurre a serra, apenas a guie com uma leve pressão;
  7. Caso a lâmina trave, solte o gatilho e utilize um calço de madeira no corte para destravá-la;
  8. Para finalizar o serviço, aguarde a lâmina parar totalmente antes de removê-la da madeira.

Quais cuidados devem ser tomados para manusear a serra circular de bancada?

É sempre importante lembrar que essa ferramenta é muito perigosa e exige que os operários tenham todo o cuidado possível e utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, é importante evitar distrações e manter outras pessoas que não estão envolvidas na atividade distantes da ferramenta.

Confira abaixo quais equipamentos e cuidados devem ser adotados pelos profissionais:

Óculos de proteção, máscara e protetores auriculares: Equipamentos principais e que não devem ser deixados de lado pelos profissionais, pois cada um terá uma missão importante; Não utilize roupas largas: Roupas largas podem prender ou enganchar na lâmina na serra, por isso, é sempre importante utilizar peças que fiquem próximas ao corpo. E caso tenha cabelos longos, é recomendado que prenda-os; Utilize o equipamento sempre em um local com boa iluminação: Um ambiente claro e com luz suficiente fará com que você consiga enxergar o corte de maneira eficaz, por isso, sempre realize o trabalho em um local aberto e com claridade; Não opere a ferramenta próximo a líquidos inflamáveis: A ferramenta em funcionamento sempre cria faíscas que podem inflamar a poeira ou os vapores, por essa razão, evite trabalhar em locais que possuam esses líquidos.

Como limpar uma serra de bancada?

Você já utilizou sua serra e agora é preciso fazer uma limpeza antes de guardá-la e conservá-la em local apropriado, mas antes, é necessário que você saiba quais produtos são apropriados para essa limpeza e como fazê-la.

  • Limpe as lâminas: Para limpar as lâminas, utilize uma solução de limpeza apropriada para elas ou use um fluído desengraxante concentrado. É sempre importante limpar as lâminas, pois a sujeira pode prejudicá-la, além de fazer esquentar o motor e pode até fazer a serra tremer;
  • Para retirar manchas difíceis das lâminas: Use um detergente desengordurante não-tóxico e sem amônia. Coloque um pouco do líquido dentro da água e deixe a peça de molho por cinco minutos. Depois é só utilizar uma escova de aço para limpar.

Procurando por serra circular de bancada?

A GDV Ferramentas é especializada em serras há mais de 25 anos e, assim, fornece serviços como afiações, soldas, cortes, usinagem, torneamento e fresamento. Além disso, oferece suporte técnico inteiramente gratuito, soluções químicas para manutenção e produção industrial, além de instrumentos e equipamento de medição e calibração.

Dessa forma, realiza todos os serviços em uma oficina apropriada e, com isso, conta com o apoio de profissionais super capacitados na área para entregar itens sob demanda. Sendo assim, garante soluções práticas e inteligentes para os segmentos industriais por preços justos e com boa qualidade.

Para isso, a empresa está localizada na região da Mooca, em São Paulo, mas para facilitar retira e entrega as serras nas casas dos clientes. Assim, opera com precisão, eficiência, agilidade e assegura resultados positivos.

Entre em contato para saber mais sobre os serviços.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp